MONOTONGAÇÃO DO DITONGO [EJ] NA ESCRITA DE ESTUDANTES EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO

  • Cíntia de Moura Pinto Universidade Feevale
  • Damodara Ferrer Universidade Feevale
  • Juliana Marschal Ramos Universidade Feevale
  • Rosemari Lorenz Martins Universidade Feevale

Resumo

Os primeiros estudos na área da sociolinguística foram realizados por William Labov (1972), que passou a analisar a relação entre a língua e a sociedade. Esses estudos têm contribuído para o aprimoramento das aulas, tanto de língua materna quanto de língua estrangeira, analisando as variações linguísticas na fala e na escrita. Este trabalho tem como objetivo analisar a ocorrência de monotongação, processo em que ocorre o apagamento da semivogal em ditongos crescentes e decrescentes, tanto na fala quanto na escrita. Neste caso, investigamos a ocorrência de monotongação do ditongo fechado [ej], como em “peixe”, na escrita de 48 alunos dos primeiros anos do ensino fundamental. A coleta de dados foi realizada em duas escolas públicas, uma na cidade de Novo Hamburgo/RS e a outra de Estância Velha/RS. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas nas quais as acadêmicas apresentavam substantivos representados por imagens. Dessa maneira, eles deveriam produzir frases utilizando as palavras em questão. Os dados foram sistematizados no Goldvarb X e analisados à luz das teorias de Labov (1972), Hora e Aquino (2006) e Hora e Henrique (2013). Observamos que a escolaridade e o contexto fonológico posterior são fatores relevantes para a ocorrência dessa redução.


ABSTRACT: The first studies in the field of sociolinguistics were performed by William Labov (1972), which have examined the relationship between language and society. These studies have contributed for the improvement in classes, thus of mother tongue as a foreign language, analyzing the linguistic variations in speaking and writing abilities. This work aims to analyze the occurrence of monophthongization, process where the suppression of glide in increasing and decreasing diphthongs, both in speech and in writing. In this case, we have investigated the occurrence of monophthongization of the closed diphthong [ej] such as in "peixe" in the writing of 48 students of the first years of Elementary School. Data collection was conducted in two public schools, in Novo Hamburgo/RS and Estancia Velha/RS. Data were obtained through interviews that the academics have shown, to the students, nouns represented by images. Thus, they should produce sentences using the nouns. The data were codified in Goldvarb X and analyzed from the perspective of Labov (1972), Hora & Aquino (2006) and Hora & Henrique’s (2013) theories. We have watched that schooling and later phonological context are relevant factors for the occurrence of monophthongization reducing.


KEYWORDS: Monophthongization; Sociolinguistics; Diphthong.

Biografia do Autor

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Graduada em Letras Português e Inglês pela Universidade Feevale. Atua como pesquisadora de Aperfeiçoamento Científico na própria Universidade.

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Graduanda em Letras Português e Inglês pela Universidade Feevale. Atua como bolsista pelo Programa de Bolsas de Iniciação Científica CNPq.

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Graduanda em Letras Português e Inglês pela Universidade Feevale. É bolsista de Iniciação Científica na própria Universidade.

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Doutora em Letras, na área de Linguística, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestra em Ciências da Comunicação, especialista em Linguística do Texto e Graduada em Letras Português-Alemão pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Publicado
2017-10-17
Como Citar
PINTO, Cíntia de Moura et al. MONOTONGAÇÃO DO DITONGO [EJ] NA ESCRITA DE ESTUDANTES EM FASE DE ALFABETIZAÇÃO. Web Revista SOCIODIALETO, [S.l.], v. 7, n. 20, p. 325 – 342, out. 2017. ISSN 2178-1486. Disponível em: <http://sociodialeto.ojs.galoa.com.br/index.php/sociodialeto/article/view/21>. Acesso em: 17 nov. 2017.